Sunday 29 June 2008

Problemas da Próstata

Anatomia e Função

A próstata é um órgão exclusivo do sexo masculino.
Está localizada abaixo da bexiga, na frente do recto.
No homem adulto, a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa e pesa cerca de 20 gramas. Ela envolve a uretra, que conduz para fora a urina que se acumula na bexiga.
Faz parte do sistema reprodutor do homem, produzindo (segregando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sémen (esperma) e auxiliar no transporte dos espermatozóides, produzidos nos testículos até à sua ejaculação durante o orgasmo.
É também dentro dela que ocorre a transformação da principal hormona masculina – a testosterona - em diidrotestosterona, que, por sua vez, é responsável pelo controle do crescimento dessa glândula.
A glândula prostática é dividida em várias zonas: central, periférica, de transição, e assim por diante
Patologias - Sintomas

A próstata cresce pouco até a puberdade, quando passa a sofrer influências importantes de hormonas masculinas (testosterona/ diidrotestosterona), alcança cerca de 20 g por volta dos 20 anos de idade.
Estima-se que, a partir dos 31 anos, ela passa a crescer 0,4 g por ano.
Está comprovado que o crescimento normal da próstata se relaciona com o avanço da idade do homem.
Entretanto, em caso de cancro prostático ou principalmente de HPB (Hiperplasia Prostática Benigna), esse crescimento torna-se acelerado e a próstata pode atingir volumes de 60g a 100g, necessitando de tratamento cirúrgico.
A glândula prostática tem uma disposição anatómica que a torna estrategicamente perigosa dentro do sistema urinário, pois o seu crescimento exagerado (hiperplasia) afecta o diâmetro da uretra, dificultando a passagem da urina e o próprio funcionamento da bexiga, podendo também causar alterações renais importantes.
Quando associados à obstrução directa da próstata, esses problemas que alteram o fluxo urinário normal são conhecidos como "sintomas obstrutivos".
Entretanto, quando estão relacionados às repercussões negativas deste próprio fluxo urinário anormal sobre a bexiga, são chamados de "sintomas irritativos"
O importante é reconhecer que tais sintomas urinários estão associados ao aumento de volume da próstata que, por sua vez, pode ser provocado por três tipos principais de problemas:
  • Hiperplasia Prostática Benigna (HPB);
  • Cancro da Próstata;
  • Prostatite.

A próstata nunca dói. Por isso, só e possível saber se ela está com problemas por meio de exames médicos. O grande segredo para prevenir qualquer doença ou, pelo menos, para minimizar os seus problemas, é sempre procurar orientação médica tão logo apareçam os seus primeiros sinais e sintomas.
Vale ressaltar também que a partir dos 40 a 45 anos, todo o homem deve procurar um urologista anualmente para fazer uma avaliação clínica da próstata, ainda que esteja a sentir-se bem e não tenha histórico de cancro na família.

Nos casos de problemas da próstata, a conduta é exactamente a mesma: não perder tempo com especulações e procurar imediatamente um médico quando surgirem os seguintes sintomas:

  • Jacto urinário cada vez mais fraco;
  • Dificuldade ou demora para iniciar a micção;
  • Necessidade frequente de urina;
  • Acordar à noite para urinar;
  • Interrupção involuntária do jacto urinário;
  • Presença de sangue na urina;
  • Dor ou sensação de queimadura durante a micçãO;
  • Urgência (sensação de que não pode segurar a urina;
  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Fonte: http://centerin-rj.blogspot.com/

No comments: