Wednesday 25 June 2008

Tipos de Massagem

A Massagem

ACTUALMENTE, neste mundo altamente nervoso, cada vez mais pessoas recebem massagens para descontração e alivio das tensões acumuladas. Quanto a isso, a massagem pode ser muito mais eficaz e proveitosa do que calmantes.
A massagem, contudo, não é invenção deste nervoso século, nem é útil apenas para aliviar tensões. Como meio de tratamento, a massagem é mencionada nos mais primitivos dos registros médicos, inclusive nos de Hipócrates.

A Massagem Como Terapia
A palavra “massagem” vem da raiz francesa que significa “apalpar”. A massagem envolve a manipulação dos tecidos macios do corpo, e, segundo certa autoridade, faz-se isso “mais eficazmente com as mãos, e é administrado com o fim de produzir efeitos nos sistemas nervoso e muscular e na circulação local e geral do sangue e da linfa”.
Características da Massagem
Basicamente há quatro espécies de movimentos usados na massagem.

  1. Pressão sobre os músculos do corpo. Isto é feito com a palma das mãos e as polpas dos dedos.
  2. O apalpamento é realizado por segurar os músculos entre o polegar e os demais dedos, com ambas as mãos a operar juntas.
  3. A fricção, que envolve um movimento de rotação.
  4. A percussão, que é realizada por bater nos músculos com as beiras das palmas das mãos.

Ao passo que existe a tendência de se usarem meios mecânicos, aparelhos de vibração, há muitos na classe que crêem que só por meio das mãos é que tais movimentos trazem o máximo de benefício e são realizados eficazmente.

Os seus Benefícios
Muitos são os benefícios pretendidos com a massagem:

  • Aumenta o metabolismo e fornece uma melhor tonicidade aos músculos, nervos e pele.
  • A massagem também aumenta a circulação sanguínea e tem efeito sedativo sobre os nervos.
  • Por conseguinte, contribui para o bem-estar da pessoa e é de especial benefício para os que convalescem de doenças agudas.
  • Assim, diz-se-nos que “a massagem é indicada para uma variedade de condições doentias.
  • A debilidade geral dos idosos, a [anemia] secundária, . . . e certas formas de artrite e reumatismo muscular podem ser favoravelmente influenciadas pela massagem perita. Em especial, quando parte do corpo foi magoada, sofreu alguma distensão ou estiramento, a massagem é de ajuda para restaurar a sua função.


Tipos de Massagem


Massagem de Relaxamento
A Massagem Sueca (também conhecida como Massagem de Relaxamento) deriva das antigas formas de massagem aplicadas na Grécia, tendo sido sobretudo no início do Séc. XIX que esta técnica voltou às "luzes da ribalta", tornando-se popular na Europa através do desenvolvimento dado pelo ginasta sueco Per Henrik Ling (chamado o Pai da massagem moderna) que aliou os seus conhecimentos de ginástica à prática da massagem aprendida na China, criando assim a técnica que ficou conhecida por Massagem Sueca.
A Massagem Sueca consiste em fazer pressão, sempre no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração.
Neste tipo de massagem costuma ser usual a aplicação de determinados óleos de massagem ou pó de talco, para reduzir a sensação de fricção.
A Massagem Sueca é o tipo de massagem mais comum nos paises ocidentais.



A quem se destina
A Massagem Sueca é destinada a todas as pessoas que procurem o simples efeito do relaxamento.

Principais benefícios

  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Redução de problemas metabólicos;
  • Revigora o estado de espírito
  • Redução de stress emocional e físico;
  • Relaxamento.

A Massagem Sueca pode ser utilizada em qualquer altura.


Massagem Terapêutica
A Massagem de Recuperação, também muitas vezes designada simplesmente por Massagem Terapêutica, implica a utilização de um conjunto de técnicas específicas orientadas para aumentar a flexibilidade muscular e tonificar os tecidos, dando especial atenção a determinadas partes de corpo ; é essencialmente uma massagem localizada com o objectivo da recuperação gradual da zona afectada.
É um tipo de massagem que se destina à manipulação dos tecidos moles com objectivos terapêuticos, normalmente com prescrição médica.
A Massagem de Recuperação usa as quatro manipulações básicas da massagem (deslizamento, fricção ou pressão, batimento e amassamento).



A quem se destina
A Massagem de Recuperação é essencialmente dirigida a pessoas com necessidades específicas de reabilitação motora / muscular, desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem. É o tipo de massagem que normalmente se pode encontrar nos centros de reabilitação física.


Principais benefícios

  • Recuperação gradual de lesões
  • Tonificação e regeneração muscular
  • Reabilitação motora;
  • Maior flexibilidade muscular.

Massagem Geo-Termal

Há várias formas de se designar a terapia geotermal. É frequente ouvirmos falar de massagem das pedras quentes, massagem geotermal, hot stone massage, geo-termo-terapia, etc. No entanto nem todos estes termos são exactamente sinónimos.
A terapia geotermal é um termo mais abrangente que inclui além de massagem outras técnicas e conhecimentos para além da massagem com pedras quentes. Na verdade inclui a utilização de pedras quentes, pedras frias e pedras semi-preciosas. Para além do uso das pedras, várias outras técnicas e ramos de conhecimento podem ser utilizadas, tendo-se tornado a terapia geotermal numa área multidisciplinar.
É ainda de referir que a terapia geotermal está normalmente associada aos tratamentos SPA em que se pretende essencialmente proporcionar um relaxamento profundo. Mas a terapia geotermal vai bastante além disso nos seus estágios mais avançados:



  • Utilização dos conhecimentos de termo-terapia para tratamento de patologias concretas;
  • Utilização das pedras para aplicação de manobras complexas de massagem e manipulação;
  • Aproveitamento das propriedades dos diferentes tipos de pedras para trabalho energético mais elaborado;

A utilização das pedras em massagem ou terapia não está limitada aos tratamentos geotermais. Na verdade podem usar-se pedras quentes ou frias para enriquecer qualquer massagem, seja para obter os benefícios do calor ou frio, seja para aproveitar a dureza da pedra numa manobra de massagem profunda, seja aproveitando a sua forma para atingir determinado efeito, ou simplesmente aproveitando o benefício energético das diferentes pedras.
Definitivamente as pedras para massagem vieram para ficar, e novos e interessantes desenvolvimentos irão surgindo à medida que esta área se aprofunda e desenvolve. Engana-se assim quem pensa que a terapia geotermal se esgota na massagem relaxante e que é uma simples moda... a tendência será sempre para desenvolver uma técnica que afinal já cá está desde os primórdios do Homem.



Massagem Japonesa com Pedras Quentes

A Massagem Japonesa com Pedras Quentes (MJPQ), difere da massagem geo-termal no sentido em que ao contrário desta última, são usadas pedras especialmente talhadas como ferramentas activas do terapeuta, agindo em profundidade nos tecidos e músculos do corpo, devido ao seu formato específico e adaptado para tal tipo de massagem.

A massagem pode ser aplicada com as pedras no corpo inteiro incluido o rosto, tendo o terapeuta de exercer cuidado em zonas ósseas. A MJPQ é baseada na massagem Anma, que tem raízes em vários locais como Nepal, Tibete e China.

A Anma entrou no Japão juntamente com as medicinas tradicionais como acupunctura e fitoterapia. Assim, a Anma está enraízada na cultura japonesa e é uma forma de arte muito respeitada. Após evolução de séculos, a Anma encontra-se num estado refinado e relativamente estável.

Um facto curioso é que antes de se utilizarem agulhas em acupunctura, os pontos e meridianos eram estimulados frequentemente com pedras, enquanto pedras quentes simulavam o efeito da moxabustão.

A MJPQ não é apenas uma massagem com pedras; é um sistema completo de tratamento que combina conhecimentos e técnicas de acupunctura, massagem e moxabustão. Esta massagem é apresentada ao ocidente como forma de tratamento poderoso, não apenas uma forma de massagem, mas uma arte tradicional repleta de sabedoria antiga.

De salientar que este tipo de massagem novidade, surgindo agora na Europa, sendo Portugal o país pioneiro na divulgação e formação desta arte de massagem

Vantagens:

  • Alivia o stress causado pelos estilos de vida modernos, equilibrando a enrgia vital, restaurando e melhorando o estado de saúde geral
  • Este estilo de massagem pode ser gentil e suave para aliviar o stress, ou profundo e penetrante para aliviar tensão acumulada, sendo adequada para tratamento em SPA´s ou outros locais de tratamento.
  • Contém técnicas que podem ser utilizadas conjuntamente com com outra formação em terapia geo-termal, melhorando assim o leque de conhecimentos e técnicas.
  • Esta massagem terapêutica é uma das poucas que podem ser aplicadas sem óleo, sendo assim ideal para pacientes com alergia a óleos e pode ser aplicada por cima das roupas do paciente. Pode ainda ser incorporada em outras modalidades de massagem que não utilizem óleo, como o shiatsu. Mas também pode ser em alternativa aplicada com óleos, sendo de igual forma compatível com as técnicas de massagem que utilizam óleos.

No comments: