Saturday 14 June 2008

Ventosaterapia

É um tipo de terapia adoptado em diversas correntes da medicina tradicional que emprega ventosas.
Em chinês é representada pelo ideograma 拔罐.

Esta forma de terapia é utilizada desde tempos remotos em quase todas as civilizações, como a europeia, oriental, africana e indígena.

Os índios usavam chifres e faziam a vácuo sugando o ar, os orientais costumavam empregar o bambu, e a Europa desenvolveu a ventosa como conhecemos hoje, empregando o vidro.

Conhecida entre os japoneses como “Suidamá”, a ventosa consiste em utilizar uma espécie de copo de vidro (ou plástico resistente) que se adere na pele para provocar ali um forte movimento de sucção.

Devido ao seu efeito descongestionante do fluxo sanguíneo superficial, é utilizado em tratamentos dos diversos sintomas de patologias vasculares (hemiplegia, hipertensão arterial, nevralgias, etc.)

Modalidade terapêutica especializada procedente de China que combina elementos de Acupunctura e Moxabustão, empregue basicamente para tratamento de dores e incómodos musculares das costas.
Tradicionalmente, as ventosas são recipientes de madeira, vidro ou bambu.

Submetem-se ao calor, geralmente com recurso a uma vela acesa, um isqueiro ou uma moxa, basta que se produza um vácuo parcial.
Então, retira-se a fonte de calor e se aplica sobre a zona afectada. O vácuo parcial origina a sucção, o sangue é atraído aos vasos superficiais, cria uma mancha rosada na pele e que vai estimular todos os pontos de acupunctura existentes na zona..

No comments: