Tuesday 15 July 2008

Cogumelos Orientais usados como remédio - Introdução


Os cogumelos comestíveis começaram a ser cultivados de forma primitiva pelos chineses há cerca de dois mil anos. Entre as aproximadamente 45 mil espécies descritas desses fungos, cerca de dois mil são conhecidas como comestíveis, 25 são cultivadas e aceites como alimentos, mas somente 10 são populares entre os países consumidores de cogumelos.

Esses fungos são importantes para a alimentação e a saúde humana, já que além de nutritivos, possuem mais proteína do que alimentos como o trigo e o arroz, e contêm os aminoácidos essenciais à dieta humana, vitaminas, hidratos de carbono, fibras nutricionais importantes, além de ácidos gordos insaturados – os cogumelos possuem propriedades medicinais e podem ser importantes aliados no tratamento complementar de doenças como cancro, lúpus, herpes, HPV (vírus do papiloma humano) e SIDA.

Por mais dum milénio, os cogumelos desempenharam um papel importante na Medicina Oriental, cuja farmacopeia recorre a 200 variedades de fungos. Entre os mais usados estão os “cogumelos tónicos”. Estes aumentam a resistência natural do organismo, além de aumentar a longevidade. Agem como imunomoduladores, incrementando a função e a actividade do sistema imunológico. São benéficos em problemas sérios do sistema imunológico, tais como Cancro e SIDA, também podem ser usados com segurança para afastar as mazelas quotidianas.

Os componentes dos cogumelos tónicos que incrementam o sistema imunológico são certos polissacáridos, que são cadeias complexas de açúcares simples. Eles parecem-se com moléculas encontradas nas bactérias, estimulando, dessa forma, as respostas imunes. Outro incrementador do sistema imunológico que contém certos polissacáridos inclui as ervas Astragalus e a Echinacea.

Os 4 seguintes cogumelos tónicos – Maitaké, Shiitaké, Reishi e Zhu ling – podem ser encontrados em várias formas nas lojas de comida natural e mercados orientais. É até possível criar os próprios cogumelos. Shiitaké e Maitaké são deliciosos e podem ser usados em qualquer prato onde figurem cogumelos. Zhu ling e Reishi, por outro lado, são melhores quando usados na forma de chá ou suplementos.

Esses cogumelos apenas tocam a superfície em termos de cogumelos medicinais. Enoki, o cogumelo branco, parecido com um broto, encontrado nas saladas japonesas, contém um polisacarido chamado flamulin que, segundo pesquisas, possui propriedades anti-tumoral em estudos animais. Recomenda-se que pessoas com cancro ou um alto risco de cancro comam Enoki regularmente. Wood ear, também conhecido como Mo-er ou Tree ear, contém compostos que ajudam a "afinar" o sangue.

Existe o caso dos corredores chineses, que de um passado sem brilho quebraram nove recordes mundiais após usarem uma fórmula tónica cujo principal ingrediente era Cordyceps, um cogumelo que cresce nos corpos de certas larvas de mariposa. Pessoas que são geralmente fracas ou carecem de vitalidade deviam experimentar estes cogumelos. Se quiser derrotar o próximo germe que aparecer, pense em consumi-los de vez em quando.

_____________________________________________________________________________________

Fonte:
"Cogumelos Orientais usados como remédio"

Autora: Maria da Luz Cardoso

(Trabalho apresentado à ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa - como requisito para o Curso de Pós-Graduação em Terapêuticas Não Convencionais)
_____________________________________________________________________________________

No comments: