Wednesday 16 July 2008

Enokitake (Flammulina velutipes)


Enokitake
Flammulina Velutipes


Nomes vulgares: Cogumelo-japonês, lentinus, mykofarina.

Habitat e distribuição: Japão e China

Partes utilizadas:
Corpos frutíferos (carpóforos). São cogumelos tenros, delicados, com estipe (talos) brancos e longos e píleo (chapéu) pequeno e arredondado.

Constituintes: Possui vários tipos de aminoácidos, contém um polissacárido chamado flamulin que, segundo pesquisas, possui propriedades anti-tumoral em estudos animais.

Propriedades Terapêuticas: Segundo as pesquisas, quando consumido regularmente, os cogumelos Enokitake podem prevenir e auxiliar no processo de cura de doenças do fígado e úlceras gastroentéricas. Possui vários tipos de aminoácidos que podem inibir o crescimento de tumores de Ehrlich e sarcoma. Recomenda-se que pessoas com cancro ou um alto risco de cancro comam Enokitake regularmente.

Sazonalidade: Disponível durante todo o ano.

Armazenamento:
Armazene em ambiente fresco e seco, por 2 anos, a partir da data da produção.

Uso Culinário: Podem ser usados frescos em saladas japonesas. Quando estão secos para re-hidratá-los, mergulhe-os em água quente por 2 a 5 minutos, em água fria, vinho ou caldos por 30 minutos e guarde o líquido para adicioná-lo como flavorizante aos pratos a serem preparados. Uma porção de 10g, re-hidratados corresponde a 100g de cogumelos frescos.

_____________________________________________________________________________________

Fonte:
"Cogumelos Orientais usados como remédio"

Autora: Maria da Luz Cardoso

(Trabalho apresentado à ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa - como requisito para o Curso de Pós-Graduação em Terapêuticas Não Convencionais)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

No comments: