Wednesday 16 July 2008

Maitake (Grifola frondosa)


Maitake
Grifola frondosa


Família: Lamiáceas (Labiadas)

Nomes vulgares: hen-of-the-woods (Estados Unidos)

Habitat e distribuição: É conhecido pelos caçadores de cogumelos americanos como "hen-of-the-woods" porque nasce nos cotocos de madeira, em agrupamentos em forma de leque, que podem chegar a pesar até 50 quilos. Apesar de ser comum nas florestas do leste da América do Norte, no Japão o Maitake natural é raro. Agora cultivado com sucesso, esse delicioso cogumelo é vendido por todo o Japão.

Partes utilizadas: Pode ser utilizado todo o cogumelo.

Constituintes: A ciência actual conseguiu isolar um dos constituintes activos para reforçar a actividade imunitária, resultante da ligação das proteínas beta – glucan (extracto de Maitake D-fraction).

Propriedades Terapêuticas: Tem sido premiado na tradicional fitoterapia japonesa como um adaptogénico, o que significa equilibrar os sistemas do organismo para valores normais. Pesquisadores chegaram à conclusão, que todo o Maitake tem propriedades fantásticas para regular a tensão arterial, a glucose, insulina e ambos os lípidos hepáticos, como o colesterol e triglicéridos e fosfolípidos, podendo eventualmente ser bom para a regulação do peso. Para obter aqueles benefícios adaptogénicos, o melhor seria recomendar todo o Maitake.

Usos Etnomédicos e Médicos:
Além das funções adaptogénicas, o Maitake é possuidor de efeitos estimuladores no sistema imunitário. É recomendado o uso de suplementos de Maitake para pessoas com cancro, SIDA e outras doenças do sistema imunológico, além dos que sofrem da síndrome da fadiga crónica, hepatite crónica e doenças do meio-ambiente que podem representar sobrecarrega tóxica.

Pesquisas actualizadas: O Maitake D-fraction tem sido utilizado por inúmeros profissionais de saúde por todo o mundo e foi alvo de vários estudos clínicos e não-clínicos.

Maitake e o cancro.
Tem sido bastante estudado no Japão, os investigadores afirmam: “Extracto de Maitake contém agentes que combatem o cancro e são incrementadores do sistema imunológico mais poderoso do que qualquer outro cogumelos medicinal testado até agora. Junto com a quimioterapia, aumentam a eficácia de doses mais baixas de drogas ocidentais, ao mesmo tempo que protegem o sistema imunológico contra danos tóxicos”.

Maitake e a SIDA: pode também ter aplicação no tratamento de SIDA: o pesquisador japonês Hiroaki Nanba testou um extracto de Maitake contra HIV in vitro e relatou que ele preveniu a destruição dos linfócitos auxiliares de T (que estimulam outros leucócitos a produzirem anticorpos) em até 97%.

Uso culinário:
Devido às suas propriedades tónicas (se conseguir encontrá-lo fresco), poderá ser acrescentado regularmente à dieta.

Onde encontrá-lo: Maitake seco, que pode ser reconstituído e usado na culinária, é encontrado em algumas lojas de produtos naturais. Chás de Maitake, extractos em pós e tinturas podem ser encontrados mais facilmente.

_____________________________________________________________________________________

Fonte:
"Cogumelos Orientais usados como remédio"

Autora: Maria da Luz Cardoso

(Trabalho apresentado à ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa - como requisito para o Curso de Pós-Graduação em Terapêuticas Não Convencionais)
_____________________________________________________________________________________

No comments: