Monday 7 July 2008

Nevralgias



A Nevralgia é uma dor aguda que tem origem no percurso de um ou mais nervos e pode ocorrer devido a uma série de causas como: carência de vitaminas B1 e B12, deficiências alimentares; pressão exercida sobre o nervo; gravidez e infecções diversas; tanto a Ciática como a Zona dão origem a formas de dor nevrálgica; a nevralgia facial, que afecta o nervo trigémeo de um dos lados da face, pode provocar uma dor intensa e estar relacionada com stress, enxaquecas ou problemas dentários.


Nevralgia facial:
Ocorre no nervo trigémeo e pode afectar suas três ramificações, a saber, oftálmico, maxilar superior e maxilar inferior.A dor pode manifestar-se na testa, no globo ocular, sobre o malar (ou pômulo), nos dentes superiores e nos inferiores. Geralmente atinge todo um lado do rosto, com dores extremamente fortes.



Nevralgia do nervo ciático: Costuma aparecer repentinamente na parte de trás de uma das pernas, da nádega até o calcanhar. A qualquer movimento do membro atingido aumenta a dor, que torna se mais forte à noite. Pode estar associada a gravidez e até à presença de tumor no útero.

Nevralgia intercostal: Ocorre no tórax, no trajecto do nervo entre duas costelas, normalmente em consequência de uma gripe forte ou de inflamações na pleura. A região atingida deve ser protegida contra choques, frio ou humidade com uma flanela aquecida.O paciente precisa de ser submetido a repouso físico e mental e suspender o uso de café, fumo, bebidas alcoólicas e outras substâncias excitantes.
A dieta deve ser rica em Vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B12. É recomendável tomar banhos matinais de sol.

Tratamentos

Aromaterapia

O uso de compressas aquecidas, incluindo óleos analgésicos, sobre as áreas afectadas, pode proporcionar um grande alívio. Escolha os óleos de camomila, alfazema, manjerona ou alecrim - use alternadamente nas dores recorrentes, ou misture-os todos para um maior efeito.

Hortaliças

Azeite de oliva • Compressa local com azeite de oliva aquecido. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Batata •
Compressas quentes de batata crua ralada na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Repolho •
Compressas quentes de folhas de repolho cruas e trituradas, na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Salsa •
Compressas quentes de folhas de salsa trituradas e misturadas com sal, na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Frutas
Abacate • Compressas quentes com o chá das folhas do abacateiro na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Banana • Compressas quentes com a parte interna da casca da banana (qualquer espécie) na região dolorosa. Substituir a cada 3 horas.

Limão •
Fricções locais com suco de limão aquecido.

Plantas
Camomila • Compressas quentes de chá (40 g para 1 litro de água) na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Linhaça • Compressas locais com óleo de linhaça aquecido. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.

Sabugueiro
• Compressas quentes de chá (40 g para 1 litro de água) na região dolorosa. Substituir a cada 20 minutos, até aliviar a dor.


Fitoterapia
Uma infusão de flores de Alfazema (Lavandula vera), Tília (Tilia europaea) e folhas de Alecrim (Rosmarinus officinalis) pode ajudar muito, não só a aliviar dores, como também a aliviar a tensão e a tonificar o sistema nervoso. Esta mistura também pode ser utilizada em compressas quentes, aplicadas directamente sobre a área. Outras duas infusões de ervas que ajudam são:
Erva de São-João (Hypericum perforatum): anti-inflamatório e reconstituinte nervoso.
Verbena (Verbena officinais): tónico nervoso e relaxante, muito útil quando a nevralgia está associada ao facto de se estar geralmente esgotado e exausto.

Homeopatia
A curto prazo, experimente os que se seguem:
Actaea rac: para nevralgia facial com dores no osso malar e como se comprimisse o globo ocular. As dores melhoram à noite.
Belladonna: para o rosto quente, escaldante e vermelho, com dores nevrálgicas localizadas sobretudo do lado direito e contracções dos músculos.
Gelsemium: para as dores que irradiam do pescoço para o rosto, possivelmente com alguma náusea; nevralgia associada a enxaqueca.

Naturopatia

A simples utilização de compressas quentes e frias alternadas, 3-4 minutos quentes e no máximo 1 minuto fria, repetida várias vezes, pode aliviar as dores.
Nos doentes crónicos, um suplemento de vitaminas do complexo B pode ajudar a nutrir o sistema nervoso. Além disso, procure maneiras de reduzir o stress, como aulas de relaxamento ou ioga.

Outros Tratamentos
Hidroterapia •
Escalda-pés à noite, antes de deitar.


Dados bibliográficos: "Medicina Alternativa de A a Z", Carlos Nascimento Spethmann.

2 comments:

Anonymous said...

Inflamação

A inflamação é um mecanismo de resposta do organismo a lesão tecidual, seja qual for à origem de agressão (mecânica, química, infecciosa) e (aguda ou crônica) ela depende de respostas hormonais e celulares, que se não tratada evolui para uma fase degenerativa.

O processo inflamatório está presente em uma gama de patologia, que nos molestam no dia a dia, sejam elas agudas (traumatismo, cirúrgicas e infecciosas) ou crônicas (artrite, doença do colágeno ou artroses).

Saiba mais poço mandar um laudo cientifico.

www.8p.com.br/quantovalesuasaude



Contato; Valdir (48) 8805.9746 SC (11) 7620.5122 SP.

E-mail valdir.floripa@gmail.com

Skype valdir.fenix

Msn valdir.floripa@yahoo.com.br

Helenice Priedols said...

Excelentes informações. Grata por compartilhar.

Paz e luz.