Saturday 12 July 2008

Óleos essenciais - Introdução à Aromaterapia

" Os óleos essenciais, 100% naturais e concentrados, extraídos de vegetais.
Permitem reencontrar o bem-estar e a harmonia do corpo e espírito.
Além dos efeitos sobre a pele, eles agem também pelo olfacto.
Espalhe gotas perfumadas no seu dia a dia.
A vida, envolvida em suaves aromas, é bem mais prazerosa!"

(Dinah Bueno Pezzolo)

A Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. É uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Só foi reconhecida como tratamento em 1960, mas, desde os anos 20, já merecia estudos. Gotas de óleos essenciais, obtidos de vegetais, na sua maioria, e sempre diluídas, podem energizar ou acalmar.

Você cheira e, em menos de um segundo, alguma coisa acontece no seu coração... É que os aromas dos óleos essenciais influenciam o centro das suas emoções, no cérebro. Captados pelo olfacto, accionam ondas geradoras de calma ou energia.

Os óleos essências de Aromaterapia são óleos extraídos de plantas dos quais têm sido usados por milhares de anos antes da técnica de destilação de óleos ter sido descoberto. Esses óleos exercem uma influência subtil na mente e no corpo. Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural.

Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podem ser usados em banhos. A água em si tem muitas propriedades terapêuticas, e quando combinado com os óleos essenciais, os óleos realçam o seu efeito.

Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas no seu travesseiro para ajudar a ter uma boa noite de sono.
Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele.

Mesmo se as essências forem usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito subtil e real na mente e no corpo. É preciso ter cuidado quando se usa os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correcta, são seguros. Alguns óleos são perigosos de se usar e devem ser tratados com muito cuidado.

Os óleos essenciais, obtidos a partir de plantas, salvo raras excepções, devem ser usados sempre diluídos, pois são extremamente fortes. E com muita prudência por doentes graves, pessoas com pele muito sensível e mulheres grávidas. Entretanto, contra-indicações são raras e seu uso é bastante agradável.

É necessário conservá-los longe do calor e ao abrigo da luz, uma caixa de madeira ou de papelão grosso. Mantenha-os longe das crianças. A sua durabilidade varia, os óleos cítricos, por exemplo, devem ser usados em seis meses.
Use uma quantidade pequena de qualquer óleo em qualquer tipo de tratamento.

Para aplicar massagens, dilua 3% do óleo essencial escolhido em óleo vegetal. Por exemplo, use 3 gotas de óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal. Para banhos, muito cuidado deve ser tomado, já que os óleos tendem a flutuar em vez de serem diluídos. Os óleos podem irritar a pele quando são usados em quantidades excessivas, dependendo do tipo de pele. A quantidade recomendável para ser usado em banhos é de somente 2 a 3 gotas.

Óleos derivados de plantas picantes como a de Cravinho-da-índia (Clove) e Noz-moscada (Nutmeg) deverão ser evitados de serem misturados juntos. Quando se preparam banhos para crianças ou bebés, não exceder mais de 3 gotas de óleo essencial. Lembre-se sempre de diluir qualquer tipo de óleo antes de serem usados em banhos.

Para inalações, 1 gota de óleo essencial pode ser suficiente, e 3 gotas podem ser usado no máximo. Antes de preparar uma inalação, experimente sempre primeiro uma gota de óleo essencial antes de adicionar mais.

Os óleos essenciais têm o poder de alterar o humor e as emoções de quem os inala. Como bastam alguns minutos para que o nosso cérebro reaja aos efeitos dos óleos, é possível, por exemplo, que uma pessoa triste se perceba rapidamente mais animada e que alguém agressivo se sinta mais calmo em pouco tempo. Assim sendo, os óleos essenciais podem melhorar a qualidade de vida de todos e, se disponibilizados para um grupo de pessoas - como uma família - os efeitos podem ser sentidos colectivamente.
Para passar bons momentos com os seus familiares, existem alguns óleos essenciais que podem melhorar o astral dos que o cercam e a energia da sua casa.

Antes de mais, é preciso dizer que os óleos essenciais são muito concentrados, e não devem ser colocados em contacto direto com a pele. Devem ser usados sempre bem diluídos e, de preferência, no ambiente (para usar no corpo, em cremes ou produtos, é mais indicado a orientação de algum profissional).

Para utilizar a Aromaterapia em sua casa, basta ter um difusor de ambiente (seja difusor elétrico ou à base de velas), colocar no difusor água e o(s) óleo(s) escolhido(s).

Para a sala: o óleo essencial de laranja é óptimo para ambientes que recebem as pessoas, pois possui propriedades sedativas, acalmando os que chegam agitados da rua e tornando a sala um lugar aconchegante e reconfortante. Use em reuniões familiares, dias de festa ou, simplesmente, no final do dia.

Para a cozinha: o lugar preferido de muita gente merece um clima gostoso e amistoso, e o óleo de Grapefruit - que acaba com a preguiça e o mau humor- é uma boa pedida para quando estamos cozinhando ou conversando à mesa. Seu odor suave e cítrico não interfere nas refeições e é uma delícia.

Para o escritório: o óleo de limão é muito indicado para quando queremos trabalhar, ler e estudar, pois é um tonificante mental, aumenta nossa capacidade de concentração e combate o stress.

Para o banheiro (casa-de-banho): algumas culturas acreditam que o banheiro é um lugar negativo da casa, por ser onde transmutamos a nossa energia (seja no banho, na frente do espelho e até mesmo quando utilizamos o vaso sanitário). Desta forma, o óleo de eucalipto é bastante indicado, já que, além de passar a impressão de pureza e limpeza, também trabalha nossos medos e alivia o cansaço mental.

Para os quartos: na hora de dormir, não há nada mais eficaz do que um óleo essencial que possua propriedades relaxantes, e esse é o caso da lavanda. Seja para o bebê (em baixíssima dose), para as crianças ou adultos, este óleo ajuda a ter uma boa noite de sono e tranquilidade. Se a noite for romântica, prefira o óleo de canela que é estimulante, afrodisíaco e ajuda o casal a “esquentar”. Ylang-ylang também é ótimo para os momentos a dois, aproveite!

Outras opções:Na Aromaterapia é muito importante que a pessoa goste dos aromas que for usar, portanto, essas são outras opções caso você não goste dos odores dos óleos citados anteriormente:

Para a sala: hortelã- pimenta.

Para a cozinha: alecrim.

Para o escritório: eucalipto.

Para o banheiro: cravo.

Para os quartos: palmarosa para dormir, gengibre para momentos especiais

Desejo que a Aromaterapia possa fazer da sua casa um lar.

No comments: