Sunday 20 July 2008

Shimeji e Hiratake (Pleurotus)



Shimeji e Hiratake
Pleurotus


Nomes vulgares:
Pleurotus

Várias espécies:
Os cogumelos Shimeji pertencem ao género Pleurotus, e também são conhecidos por suas variedades Pleurotus ostreatus ou "oyster" (cinza e branco), Pleurotus eryngii (Caetetuba ou Cardoncello), Pleurotus sajor-caju, Pleurotus ostreatus ou "oyster" (cinza e branco) e também Hiratake são muito populares no mundo todo por causa do seu sabor, o seu alto valor nutricional e a sua versatilidade na composição dos mais variados pratos, das mais diversas cozinhas.

Habitat e distribuição: Ásia, Europa Central, América do Sul

Partes utilizadas: Corpos frutíferos (carpóforos)

Constituintes:
Contém lovastatina que é um redutor do colesterol e Pleuromutilina

Propriedades Terapêuticas:
As propriedades medicinais de Pleurotus são conhecidas na Ásia, Europa Central, América do Sul. Estudos mostram que o género possui a capacidade de modular o sistema imunológico, possui actividade hipoglicémica e antitrombótica, diminui a pressão arterial e o colesterol sanguíneo, possui acção antitumoral, anti-inflamatória e anti-microbiana.

Actividade cardiovascular e redução do colesterol: O melhor e mais conhecido agente farmacológico redutor de colesterol é a lovastatina. Estudos apontam que espécies de Pleurotus são, entre os basidiomicetos, as de maior potencial produtor de lovastatina. Entre as espécies produtoras o Pleurotus ostreatus, é o maior produtor, sendo a lovastatina, encontrada nos seus corpos frutíferos nas diferentes fases do seu desenvolvimento. Muitos cientistas, verificaram a redução de colesterol a partir de uma dieta com corpos frutíferos de Pleurotus ostreatus em pó.

Actividade anti-inflamatória e anti-viral:
Efeitos imunológicos de glucanos, produzidos pelos Pleurotus, foram observados, não apenas contra células cancerígenas, mas também contra infecções virais, por produzirem o agente antiviral pleuromutilina, activa contra o vírus da gripe. Os cogumelos Pleurotus eryngii e Pleutotus ostreatus, são recomendados pela Medicina Tradicional Chinesa para problemas nas articulações e para relaxamento muscular. O pó desses cogumelos é efectivo no tratamento de lumbago, problemas com tendões e má circulação sanguínea.

Actividade anti-microbiana:
Na década de 40, foram estudadas actividades antimicrobianas de várias espécies de fungos. As substâncias antimicrobianas sintetizadas pelos cogumelos do género Pleurotus podem ser divididas em: polissacáridos de baixo peso molecular, que em alguns casos também apresentam acção anticancerígena e antiviral, em resposta à estimulação do sistema imunológico; metabólicos secundários, derivados de compostos terpenóides e; em diferentes derivados de proteínas. Pesquisas científicas mostraram que extractos derivados de corpos frutíferos de várias espécies de Pleurotus produzem actividade antibiótica, especialmente contra Staphylococcus aureus.

Actividade anti-tumoral:
As maiorias das pesquisas sobre efeitos antitumorais de cogumelos foram conduzidas no Japão, onde foram estudados os potenciais anti-carcinogénicos de diversos basidiomicetos, incluindo espécies do género Pleurotus. De acordo com uma dessas pesquisas o extracto de Pleurotus ostreatus inibiu 75,3 % do tumor Sarcoma 180, transplantado em ratos, após 10 dias de tratamento. Após cinco semanas o tumor desapareceu completamente.

Sazonalidade:
Disponível o ano todo.

Armazenamento:
Armazenar em ambiente fresco e seco, por 2 anos, a partir da data da produção.

Rehidratação:
Para rehidráta-los, mergulhe-os em água quente por 2 a 5 minutos, em água fria, vinho ou caldos por 30 minutos e guarde o líquido para adiciona-lo como flavorizante aos pratos a serem preparados. Uma porção de 10g, rehidratados corresponde a 100g de cogumelos frescos.

_____________________________________________________________________________________

Fonte:
"Cogumelos Orientais usados como remédio"

Autora: Maria da Luz Cardoso

(Trabalho apresentado à ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa - como requisito para o Curso de Pós-Graduação em Terapêuticas Não Convencionais)
_____________________________________________________________________________________

1 comment:

vaccavo said...

Não é necessário sacrificar animais, se temos cogumelos para comer.