Saturday 16 August 2008

Zhu ling (Polyporus umbelatus ou Grifola umbellata)


Zhu ling -
Polyporus umbelatus ou Grifola umbellata

Família: Poyporaceae

Nomes vulgares:
Fungo de poros umbeliformes

Nome chinês:
Zhuling significa: Fungos de porcos (chamado assim porque é negro como estrume de porcos e cresce nas árvores como um fungo.

Habitat e distribuição: Cresce em agrupamentos em cotocos de árvore em algumas partes do centro-norte e nordeste dos EUA e na China.

Partes utilizadas:
Núcleo do fungo. As partes medicinais do cogumelo crescem abaixo do solo em massas duras e semelhantes a tubérculos, que não são comestíveis.

Energia:
Neutra

Classe.
Ervas para reduzir a humidade do corpo (M.T.C.)

Meridianos:
Rins e Vesícula Biliar

Acções:
Filtrar e beneficiar a humidade

Propriedades Terapêuticas:
Na medicina chinesa tradicional, Zhu ling é usado como um tónico, é um ingrediente em muitas fórmulas de ervas. Estudos recentes indicam que Zhu ling pode aumentar a imunidade e pesquisadores em Beijing descobriram que extractos de Zhu ling reduzem o crescimento de tumores no cancro do pulmão. É interessante que esses extractos não agiram contra células cancerosas em tubos de ensaio, o que sugere que Zhu ling estimulou uma resposta imunológica contra o tumor. Actualmente, os chineses estão a usar extractos de Zhu ling no tratamento de pelo menos 8 tipos de cancro.

Principais indicações:
Micção diminuída, edema, beribéri, pressões urinárias e corrimento vaginal.

Observações.
As experiências indicam que este cogumelo pode promover a micção.

Onde encontrá-lo:
As raízes secas de Zhu ling podem ser comprados em mercados chineses (sob o nome Polyporus) e algumas lojas de produtos naturais. As raízes podem ser cortadas e cozidas durante 20 a 30 minutos para fazer um chá de gosto agradável. Zhu ling também se encontra disponível em extractos de pó e tinturas.

_____________________________________________________________________
Fonte
:"Cogumelos Orientais usados como remédio"

Autora: Maria da Luz Cardoso

(Trabalho apresentado à ESTAL - Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa - como requisito para o Curso de Pós-Graduação em Terapêuticas Não Convencionais)
____________________________________________________________________


No comments: