Saturday 18 October 2008

Os bróculos ajudam na prevenção do cancro da próstata.



O estudo sugere que o consumo de brócolos interage com o genótipo GSTM1 e resulta em modificações nos caminhos associados à inflamação e à carcinogênese na próstata. Os brócolos produzem mudanças na produção de proteínas chamadas factores de crescimento, como o TGF Beta 1 e o EGF. Esta produção é desencadeada por certos genes. Os factores de crescimento estimulam a divisão celular que desempenha um papel importante na evolução do cancro.

Ao longo de um ano, dois grupos de homens considerados sob risco de desenvolver cancro de próstata comeram ou 400 gramas de brócolos ou 400 gramas de ervilhas por semana, além da sua dieta normal. Amostras de tecidos foram retiradas das suas próstatas aos seis meses da experiência e por ocasião da sua conclusão. Foi monitorizada a actividade de vários genes.

No caso dos homens que comeram brócolos, a análise dessas amostras mostrou alteração na produção de factores de crescimento como o TGF beta 1 e o EGF, assim como do hormonoinsulina (também associado à evolução do cancro de próstata e outros tumores).
Estudos anteriores já haviam demonstrado que dietas ricas em vegetais da família dos crucíferos, como brócolos, couve-flor, repolho e agrião, podem reduzir o risco de cancro.

Mas este é o primeiro estudo com seres humanos que dá evidências experimentais de que dietas ricas em vegetais crucíferos podem reduzir o risco de câncer na próstata, segundo Richard Mithen, coordenador do estudo e biólogo do Instituto Pesquisas sobre Alimentos.

Por enquanto, o cientista aconselha a ingestão de duas a três porções destes vegetais por semana.

Fonte: CENTERIN

No comments: