Wednesday 28 January 2009

Plantas para purificar o ambiente


Existe uma grande variedade de plantas que podem ajudar-nos a manter um ambiente saudável no interior das nossas casas.
Um simples ramo de alecrim, por exemplo, vai criando uma atmosfera deleitosa e amiga da natureza humana.
Está comprovado que o grau de poluição no interior das habitações está a aumentar desmesuradamente, sendo uma das causas de várias doenças, nomeadamente das vias respiratórias.O uso de produtos de síntese, o fumo do tabaco e das velas, é algumas das causas do estado de saturação do meio ambiente. Na quadra natalícia aumenta-se o uso de velas e algumas de cores muito tóxicas.
Fumigações preparadas com plantas de aromas balsâmicos apresentam-se como uma boa solução.
A sua preparação é fácil.
Num recipiente de inox, de preferência com fundo duplo para economizar a água e a energia, introduzem-se três mãos cheias de folhas verdes e viçosas de rosmaninho branco, ou de alecrim em cerca de três litros de água. Leva-se ao lume para que ferva. Ao levantar fervura reduz-se a chama ao mínimo, de modo a manter um estado de ebulição suave durante cinco minutos.
Entretanto o aroma como uma neblina, vai criando uma atmosfera amável, dissipando os maus cheiros. Exerce também uma acção repelente contra alguns insectos, nomeadamente mosquitos e moscas.Para as pessoas com tendência para asma, a artemísia e o tomilho são as planta mais apropriadas.
Alecrim, gerânio, salva e mentas são as plantas mais indicadas para as crianças até aos seis anos, pois necessitam de aromas suaves, para criar um meio ambiente saudável e ameno.

Zélia Sakai

Fonte:Plantas Medicinais na Saúde e na Beleza

No comments: