Monday 30 March 2009

Chi Kung


O que é o Chi Kung?

Chi kung é uma arte milenar chinesa que tem por objectivo o desbloqueio energético do corpo e a sua reenergização. Através de exercícios suaves, combinados com respiração e concentração o corpo vê-se progressivamente liberto das tensões e traumas retidos nas fascias e meridianos. O chikung tem por isso um efeito físico e psicológico sobre o corpo.

Outrora na China restrito às elites da corte, está hoje cada vez mais a ser usado no ocidente tanto como terapia, como simplesmente como forma de bem-estar.

O chikung é um dos 5 ramos da Medicina Tradicional Chinesa e é prescrito para várias situações tais como: cansaço, dores generalizadas, fraqueza, depressão, anorexia, adições, etc.

Em MTC pode medicar-se o paciente só com chikung ou prescrevê-lo em conjunto com Acupunctura, Fitoterapia, Tui Na ou Dietética.

Aulas ao público: As aulas estão abertas a todos aqueles que pretendam melhorar a sua condição geral, aumentar a sua consciência corporal, relaxar, desbloquear, aumentar a sua energia, aumentar a concentração ou simplesmente para aqueles que querem experimentar uma modalidade nova.

Estrutura de uma aula: Cada aula é composta por exercícios de auto-massagem, para fazer circular a energia; Zhan Zhuang (postura da árvore, posição estática) para acumular energia; uma sequência de exercícios, para fazer mover a energia; meditação.

Durante o ano geralmente são ensinados 4 sequências diferentes de exercícios.

Os alunos podem entrar em qualquer altura do ano.


Local e horários

Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa: 2ª, 4ª, 6ª das 18h-19h. Rua das portas de Santo Antão 110, 3º esq
Para mais informação http://www.esmtc.pt/


Curso de Instrutores de Chikung:


Paralelamente temos um curso profissional de formação de Instrutores de Chikung com a duração de 3 anos divididos por 9 seminários por ano.

Para mais inf http://www.esmtc.pt/ ou

http://www.chikungportugal.com/

ESMTC- Aulas de Chikung ao público 2ª, 4ª, 6ª das 18h-19h.
Para mais informação http://www.esmtc.pt/

Curso de Instrutores de Chikung.
Para mais informação http://www.esmtc.pt/ ou
http://www.chikungportugal.com/

No comments: