Thursday 11 June 2009

A importância das verduras



Uma Alimentação saudável é um assunto que precisa estar presente no dia-a-dia de qualquer indivíduo. Uma mesa balanceada com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes. Quem consome grande quantidade desses alimentos garante o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas, assim como combate a obesidade.Os vegetais devem-se comer crus ou pouco cozidos.

Os vegetais são constituídos por glúcidos não digestíveis. São ricos em vitamina (provitamina A, riboflavina, ácido fólico e vitamina C) e sais minerais (ferro e cálcio). As suas vitaminas hidrossolúveis (ferro, magnésio e fósforo) perdem-se na água da cozedura se esta não for aproveitada. Por esta razão, os vegetais devem comer-se crus ou pouco cozidos, no caso de se optar pela cozedura, ela deve ser feita em recipiente tapado.


Conheça alguns vegetais:


Alface

Rica em cálcio. Cerca de 230 gramas destas folhas podem conter 10% deste mineral que, como se sabe, é extremamente benéfico para os ossos. Equivale mesmo a um copo de leite, mas com menos 100% de gordura saturada. Também tem algum magnésio, um mineral que previne a osteoporose.


Couve-flor

Contém muitas vitaminas C, E, A - indispensáveis à boa visão e à saúde da pele -, e do Complexo B, que, entre outras coisas, evitam problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Mas as coisas não se ficam por aqui, a couve-galega figura na lista de alimentos que ajudam a combater vários tipos de cancro.


Couve-de-bruxelas

Contém vitaminas C e A (retinol), proteínas, potássio e ferro. Entre as suas principais virtudes, deve destacar-se o facto de fortalecer os ossos e proteger a pele e as mucosas. É, por isso mesmo, um poderoso antioxidante e possui uma grande quantidade de bioflavonóides e indóis, substâncias vegetais que protegem contra diversos tipos de cancro. Um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute demonstrou que aqueles que comiam couve regularmente tinham metade das probabilidades de vir a padecer de cancro na bexiga.


Agrião

É um dos vegetais mais nutritivos, tendo também um baixo valor calórico. É uma boa fonte de vitamina A e vitamina C, importante para aumentar a resistência do organismo às infecções, e vitaminas do complexo B, responsáveis pela produção de energia. Tem também sais minerais como o ferro e o fósforo que evitam o cansaço mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos no sangue.


Espinafre

Os espinafres são fonte de luteína e zeaxantina, duas substâncias nutrientes com propriedades antioxidante, protegendo a vista de prováveis problemas oculares próprios do envelhecimento. Uma investigação da Tufts University, em Boston (EUA), descobriu que quem come espinafres frequentemente reduz em 48% o risco de sofrer de uma degeneração ocular.
Fonte:

No comments: