Tuesday 28 July 2009

Doenças comuns no verão. Como prevenir?


A perda de líquidos e a desidratação estão muito associadas ao tempo quente e ao Verão. No entanto, a insolação, as micoses e as intoxicações alimentares são problemas que também preocupam muitos nas férias.


Desidratação
A desidratação é a perda de líquidos e sais minerais pelo organismo. Os sinais mais visíveis de uma desidratação são sede, muito tempo sem urinar, boca e mucosas secas, olhos ressequidos e nervosismo. As principais causas de desidratação estão associadas a uma insuficiente ingestão de líquidos, aumento da transpiração e ingestão de alimentos contaminados que, por sua vez, originam vómitos e diarreia. A melhor forma de prevenir a desidratação é assegurar o correcto e necessário aporte de líquidos ao organismo, evitar a transpiração, usando roupa leve e fresca e preferindo locais frescos ou arejados e com sombras, e evitar situações de risco para a saúde, por exemplo, não comendo alimentos que não estejam nas melhores condições de conservação.

Golpe de calor ou insolação
O golpe de calor ou insolação é provocado pela exposição excessiva ao calor. Os sinais mais visíveis da insolação são dores de cabeça, náuseas, tonturas, dificuldade em respirar, temperatura do corpo elevada, pele quente, avermelhada e seca, desidratação e possibilidade de perda de consciência. Neste caso, o tratamento deve ser feito pelo médico. Ao primeiro sinal de insolação, procure sombra e ingira muitos líquidos.

Micoses
No Verão, aumenta a frequência de locais que promovem a transpiração e o contacto com a água. Logo, a pele fica húmida por mais tempo, o que favorece o aparecimento de micoses. Estas são doenças de pele causadas por fungos. Têm início com uma pequena lesão vermelha que evolui para escamação da pele, acompanhada de prurido. Todo o corpo pode ser afectado, mas as zonas mais comuns são os pés, as unhas e a zona genital. Nos pés, a micose mais frequente é vulgarmente designada por pé-de-atleta. Desenvolve-se entre os dedos dos pés e é altamente contagiosa. Para evitar este tipo de fungo, não ande descalço em balneários, não troque de calçado com outras pessoas, use calçado arejado e seque bem os pés. Nas unhas, uma infecção por fungos é designada onicomicose. Esta micose pode alterar a cor e a espessura da unha deixando-a com uma aparência feia, o que normalmente é difícil de curar. A candidíase é a micose mais comum na zona genital, e requer tratamento específico.

Intoxicação Alimentar
A maioria das intoxicações alimentares resulta da ingestão de alimentos contaminados por microrganismos nocivos. Os sintomas variam de acordo com o microrganismo causador do distúrbio, sendo frequente a diarreia, as náuseas, e os vómitos que, quando intensos, podem levar à desidratação. Em geral, os sintomas duram poucos dias. Para evitar uma intoxicação alimentar as medidas de higiene no momento de preparação dos alimentos e as condições de conservação dos mesmos são essenciais, tanto nas refeições em casa como fora de casa.
Com alguns cuidados básicos, este Verão pode ser passado sem ter que recorrer a cuidados de saúde.

Fonte:
http://www.farmaciasportuguesas.pt/

No comments: