Tuesday 2 August 2011

Kiwi e as suas propriedades antioxidantes



Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sugere que o kiwi está entre as frutas com maior quantidade de antioxidantes, incluindo vitaminas e flavonóides, que podem neutralizar radicais livres associados a doenças crónicas e ao envelhecimento. Nos testes, os pesquisadores mediram os níveis de antioxidantes no organismo de sete mulheres, registrando aumentos na capacidade antioxidante do sangue e aumentos na resistência das células ao dano oxidativo após o consumo das frutas. Eles observaram que, em relação à oferta de antioxidantes, os kiwis alcançaram uma pontuação de 12,5, contra 4,2 de uvas e 1,7 dos morangos, frutas reconhecidamente ricas em componentes saudáveis. Segundo os autores, o consumo do kiwi foi responsável por maior metabolismo e absorção de antioxidantes.

Esta fruta exótica com uma estranha aparência (que não agrada muito), depois de ser saboreado, com o seu gosto levemente azedo, o kiwi vai ganhando o seu espaço na preferência de muitos.

kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, E, B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos antiinflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o risco de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando as rugas da pele.

Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.

Por causa da clorofila, é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura.


Confira esta delícia que você pode fazer com o kiwi:


Sumo de Abacaxi, Kiwi e Hortelã

Ingredientes
3 fatias grossas de abacaxi
2 kiwi
hortelã a gosto
2 copos de água
pedras de gelo
adoçante a gosto


Modo de preparação
Pique grosseiramente as fatias de abacaxi, de kiwi e bata no liquidificador. Acrescente a hortelã, gelo e a água. Bata bem para incorporar os ingredientes. Se preferir um suco sem fibras passe pela peneira e sirva decorando com uns ramos de hortelã.

No comments: